A BWA realizou a implementação de uma célula robótica, com robô Kuka KR 210 R2700, para corte por fresamento de peças termoplásticas na Plásticos Carajás. Desenvolvemos um projeto especial, que permitiu ao cliente ganhar flexibilidade e qualidade no processo que antes era manual. O equipamento é composto por duas mesas de corte, que permite o robô se manter produtivo em uma, enquando na outra é feita a carga e descarga de peças pelo operador. Esta operação simultanea entre robô e operador é garantida por um cuidadoso estudo e implementação de dispositivos de segurança, que atendem a NR-12.
Houve ganhos significativos na qualidade, já que o sistema de trajetória robotizada, propicia um acabamento perfeito e exatidão dimensional no corte de peças termoformadas.
Para programação de trajetórias complexas, implementamos a programação off-line, através do CAM Robotmaster, uma poderosa ferramenta que em poucos cliques, permite a criação de complexos programas que levariam algumas horas para serem feitos diretamente no robô, pelo metodo ponto a ponto, que obrigatóriamente impede que durante este periodo o robô esteja em modo de produção